Nas últimas décadas, Cubatão tornou-se símbolo do caos e da devastação ambiental resultantes do crescimento desenfreado. Este livro, resultado da cooperação científica entre pesquisadores da UNESP, da Unicamp e do Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, com apoio do CNPq, vem preencher a gigantesca lacuna existente entre as especulações e a constatação científica do arrasador efeito da poluição do ar, do solo e das águas, tornando-se referência obrigatória tanto para a comunidade ambientalista, quanto para os órgãos públicos responsáveis. E sem prejuízo de sua objetividade, representa também um apaixonado manifesto pela preservação da Mata Atlântica, constituindo-se, sem dúvida, em um marco na luta pela implementação de políticas ambientais efetivas.
Autor deste livro.
Este livro mostra, numa linguagem clara, como a biologia evolutiva surge ao longo dos séculos XIX e XX e apresenta seus principais conceitos, o contexto cultural e social na qual está inserida e as fronteiras atuais da busca do conhecimento sobre a evolução e a diversidade da vida no nosso planeta. Apresenta como a compreensão da biologia evolutiva é importante para desvendar a origem da AIDS, evitar mortes por infecção hospitalar e até entender a razão dos enjôos na gravidez, entre outros.
Neste livro a floresta tropical não se limita ao mundo vegetal, e o livro aborda todos os aspectos de sua composição e estrutura, detalha as características dos organismos que aí se encontram e suas relações, menciona sua história, analisa os diferentes tipos de utilizações e suas conseqüências sem esquecer, é claro, as questões vinculadas à preservação. O resultado é um texto que responde às preocupações atuais a respeito desse ecossistema frágil e ameaçado. Sabe-se a importância que a floresta tropical úmida representa para o Brasil, onde somente a floresta amazônica cobre cerca de 3, 7 milhões de km2, ou seja, perto de 45% da área total do maciço. Se a isso se acrescentar os cerca de 1,3 milhão de km2 da floresta atlântica, reduzida a pouco mais de 50 mil km2, o Brasil detém o primeiro lugar mundial entre os países possuidores de floresta tropical úmida.
Resultado de dados apresentados por especialistas de diferentes áreas da Ciências Naturais em dois encontros denominados "Flora, Fauna e Ambiente", realizados em Botucatu - SP, esta obra destina-se ao público leigo, que deseja ampliar seus conhecimentos científicos e aprofundar suas reflexões a respeito das questões ambientais e da responsabilidade do ser humano como protagonistas das ameaças que rodeiam a todos, exigindo uma mudança de postura diante da Natureza.
O que separa a saúde da doença? Porque exercitar-se e consumir regularmente verduras e frutas faz bem à saúde? É preciso morar em comunidades alternativas distantes para ter acesso a alimentos de qualidade e manter hábitos saudáveis?
Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1973, Konrad Lorenz é um dos fundadores da etologia, ciência das relações comparadas entre comportamento animal e humano. Este livro é concebido como uma introdução geral a essa ciência. Nele é encontrada uma exposição detalhada de suas questões principais, seu campo de atuação, seus objetivos e seus métodos, além de sugestões e perspectivas para futuras investigações.