RAÇA/COR, GÊNERO E PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Obra que é produto direto dos processos de formação de técnicos e conselheiros, de Secretarias e Comissões Estaduais de Trabalho, juntamente com as intituladas PLANEJANDO COM FOCO NA DEMANDA DO MERCADO DE TRABALHO, POLÍTICAS PÚBLICAS DE TRABALHO E RENDA E CONTROLE DEMOCRÁTICO e EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Pretende sistematizar a produção conceitual, metodológica e operacional elaborada e/ou utilizada pela Sede Acadêmica Brasil da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Tem como objetivo registrar os processos de qualificação profissional realizados pela Flacso/Brasil nas unidades da federação e com técnicos e técnicas das referidas Secretarias, durante o ano de 1998. Além de memória técnica, é interessante ferramenta de trabalho para gestores, planejadores, executores e avaliadores na área de trabalho e renda.
Autor de 2 livros disponíveis em nosso catálogo.
Obra que é produto direto dos processos de formação de técnicos e conselheiros, de Secretarias e Comissões Estaduais de Trabalho, juntamente com as intituladas PLANEJANDO COM FOCO NA DEMANDA DO MERCADO DE TRABALHO, EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL e TRABALHANDO COM A DIVERSIDADE NO PLANFOR. Pretende sistematizar a produção conceitual, metodológica e operacional elaborada e/ou utilizada pela Sede Acadêmica Brasil da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Tem como objetivo registrar os processos de qualificação profissional realizados pela Flacso/Brasil nas unidades da federação e com técnicos e técnicas das referidas Secretarias, durante o ano de 1998. Além de memória técnica, é interessante ferramenta de trabalho para gestores, planejadores, executores e avaliadores na área de trabalho e renda.
O livro abrange uma perspectiva ampliada sobre os conflitos internacionais, o que permite a compreensão mais ampla de uma nova agenda de segurança que incorpora novos conceitos sem necessariamente substituir as tradicionais questões militares e de defesa, entre elas os conflitos econômicos, políticos e sociais, as migrações, os problemas ambientais e o narcotráfico. Dessa forma, amplia-se o espectro dos atores que participam dos processos de tomada de decisões e de formulação de políticas públicas sobre estes temas.
Este livro, fruto da pesquisa "Perspectivas de Crescimento Sustentado da Economia Brasileira", desenvolvida pela equipe do IEEI durante todo o ano de 2006 - com a colaboração de especialistas e professores de várias universidades brasileiras - visa a examinar as razões estruturais pelas quais o país esteve submetido a um crescimento econômico medíocre por quase duas décadas, especificamente após a abertura econômica levada a efeito a partir do final dos anos 1980. Mas, principalmente, tenta identificar os gargalos a serem superados para que o Brasil possa retomar um padrão de desenvolvimento compatível com o alívio de suas tensões sociais.
Disseminada por todo o Estado de São Paulo, a Universidade Estadual Paulista (UNESP) apresenta características bastante peculiares e desempenha um papel fundamental no dinamismo econômico das cidades onde seus campi estão instalados. Basta citar que os serviços ligados ao trabalho acadêmico efetuado nas 25 unidades da UNESP aqui estudadas contribuíram, em 2001, para manter 7.500 empregos diretos e injetaram na economia desses municípios aproximadamente R$ 650 milhões. Este livro apresenta os resultados do impacto econômico e financeiro da presença da UNESP em 14 municípios do Estado de São Paulo. A pesquisa dimensiona, com dados de 2001, o montante de recursos monetários movimentados pelas unidades universitárias da UNESP neles existentes, avaliando a importância da circulação desses recursos para as cidades onde os campi estão instalados.
Livro que trata de como as estruturas estatais não nacionais (no caso brasileiro, os governos estaduais e municipais), chamadas de governos subnacionais, participam de um processo no qual a capacidade de compreender, relacionar-se e cooperar com o mundo exterior é cada vez mais decisiva. Tema indicador da evolução dos processos de integração regional, como o Mercosul, a União Européia e o Nafta, que exerce grande influência nas relações internacionais e na dinâmica das tendências contemporâneas. Discutem-se diferentes formações sociais e políticas, nas Américas, na Europa, na Ásia, verificando como os governos subnacionais reagem ante as mudanças ocorridas nos campos político e econômico, regional e internacional, a partir dos anos 1980, e como tentam adequar-se a elas. Ao combinar discussões conceituais com análises relativas a experiências de outros países e regiões, o texto destaca a reflexão sobre experiências diretamente atinentes aos estados e municípios brasileiros, seja no Mercosul, seja no que se refere à sua inserção internacional.