Embora o Começo conjectural vise o passado do homem, ele só o faz para entender melhor o futuro. Uma tentativa de retorno às origens é apresentada como um simples jogo que dá livre curso à imaginação. Um itinerário que remonta a uma espécie de "pré-história humana", toma o cuidado de assinalar os limites de suas pretensões científicas e, desse modo, evita as questões temerárias e as aventuras nas zonas incertas de uma "metafísica do passado".
Autor de 2 livros disponíveis em nosso catálogo.
A coletânea apresentada neste livro reúne boa parte dos textos publicados por Kant entre 1762 e 1770, quando, já bastante conhecido no meio filosófico alemão, ocupou o cargo de Magister na Universidade de Königsberg. Essa reunião não é arbitrária. Ela dispõe de um critério que subordina sua referência cronológica principal - a década de 1760 - a uma unidade de natureza intelectual, e marca uma etapa decisiva da trajetória de Kant, iluminando sua filosofia madura, a qual inicia com a Crítica da razão pura, de 1781.
Esta coletânea organiza um conjunto de textos básicos e fundamentais para todos aqueles que discutem e refletem sobre a questão de método e pesquisa na área de ciências humanas. Trata-se de uma seleção de textos de autores clássicos, como Weber, Marx e Durkheim, e de autores nacionais, tais como, Florestan Fernandes, Sérgio Buarque de Holanda, Marilena Chauí, José Guilherme Cantor Magnani e Ecléa Bosi, que contribuem com dois textos especialmente importantes para os estudos na área de lazer.
Fundamental para o entendimento do pensamento do filósofo e historiador escocês, esta é a primeira edição em português de um dos maiores clássicos da filosofia. Ajuda a compreender como Hume - partindo da filosofia de Francis Bacon e do empirismo de John Locke - concluiu pelo ceticismo, fazendo a crítica da filosofia tradicional e estabelecendo idéias importantes para a formulação da filosofia de Kant.
Estão reunidos em De um ponto de vista lógico nove dos mais importantes ensaios do filósofo Willard Van Orman Quine, tornando esta compilação um volume essencial para compreender o pensamento quineano.
Em Contra os retóricos, aqui editado em grego e português, o filósofo antigo Sexto Empírico coloca em discussão uma das mais importantes pretensões de sistematização da linguagem entre os gregos, desde os sofistas: a Retórica. Paradigma dos céticos, ele ataca neste texto, um dos seis que integram a obra Contra os professores, os que professam a possibilidade de ensinar essa arte, argumentando, inclusive, que não se trata de “arte”.