INTERVENÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Este estudo realizado por Patrícia Bergantin Soares Paggiaro foca em um decisivo momento da vida do adolescente: a escolha da carreira profissional. Pertinente para entender esta passagem conturbada e cheia de inseguranças, esta obra avalia as interferências emocionais que podem abalar psicologicamente o adolescente. A autora enfatiza, por exemplo, como falar em excesso sobre o assunto pode causar estresse e ainda mais incertezas no indivíduo. Outro ponto por ela debatido reside na própria pressão representada pelos pais, que por vezes sufocam os filhos com expectativas e cobranças.
Para chegar a este quadro do comportamento do jovem em um momento de decisão, Patrícia Paggiaro, em coautoria com Sandra Leal Calais, testou a eficácia de uma intervenção em grupo com alunos do ensino médio prestes a se inscrever para o vestibular. Ela buscou realizar, junto aos pais, um trabalho de aproximação com os adolescentes para facilitar a abordagem da questão. A autora, portanto, tenta encontrar um caminho menos tortuoso para esta fase, entregando um preciso trabalho para a psicologia juvenil para estudiosos da educação.
Autor deste livro.
Um dos campos mais importantes e produtivos da psicologia contemporânea é o do estudo da criança. Grande parte desta obra é dedicada à relação entre a criança e a vida social, pois este é um campo relativamente novo e muito sugestivo, capaz de renovar a nossa maneira de pensar a respeito da criança e de seus problemas na sociedade contemporânea. A seguir são selecionados textos que apresentam teorias globais do desenvolvimento, pois ainda hoje permitem um conhecimento preliminar e indispensável da criança. Nas partes finais do livro, são abordadas a vida intelectual e a vida emocional da criança, já que constituem duas áreas significativas para a compreensão do comportamento.
Análise do percurso teórico, clínico e institucional de Nicolas Abraham e Maria Torok, desde suas leituras dos trabalhos de Sandor Ferenczi. O livro é extremamente inovador ao escolher como perspectiva de análise o Holocausto, elemento essencial para a compreensão da obra de Abraham e Torok, afirmando que este acontecimento histórico constitui um marco que separa o movimento psicanalítico em antes e depois de Auschwitz.
O autor realiza uma análise institucional de um Seminário Católico que acolhe jovens candidatos ao sacerdócio, denominados seminaristas. Investiga o Seminário como agência de produção de subjetividade. Que tipo de instituição é o Seminário Católico atual? Que tipo de subjetividade se produz no seu contexto institucional? Procura apropriar-se do sistema de regras que institui o processo formativo eclesiástico para, ao estudar seu aparecimento e funcionamento, compreender com o auxílio de um instrumental estratégico, como ele se organiza e o que pode produzir nas atuais circunstâncias.
Este quarto livro da Série Dante Moreira Leite reúne um número expressivo dos escritos esparsos do autor que não haviam sido ainda recolhidos é é dedicado aos problemas da educação. Entre os inéditos, significativos são os capítulos concluídos de sua História da psicologia contemporânea, que estão ao lado de dos texto de Psicologia diferencial (1966,1986), de artigos e ensaios esparsos sobre educação, de dois experimentos já publicados, dois artigos teóricos sobre psicologia, de sua contribuição ao simpósio "A situação atual da Psicologia no Brasil" e da primeira parte do texto inédito Freud e as psicologias dinâmicas. Encontram-se também aqui artigos escritos para as revistas Pesquisa e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, Atualidades Pedagógicas e Ciência e Cultura, bem como a colaboração do autor nas atividades organizadas pela Associação Brasileira de Psicólogos e pela Sociedade de Psicologia de São Paulo para a regulamentação da profissão.
A coletânea reúne dois artigos sobre questões teóricas que datam de 1956, quando o autor era aluno de Fritz Heider, na Universidade do Kansas; dois verbetes do Dicionário de Psicologia que permaneceu em projeto; a palestra "Código de ética do psicólogo" que assinala sua integração nas atividades desenvolvidas com vistas à regulamentação da profissão. Os dois experimentos publicados a seguir haviam sido já divulgados quando de sua realização e o artigo "Ensino de psicologia" registra sua experiência como professor da disciplina. O volume se completa com os capítulos de sua inacabada História da Psicologia Contemporânea, correspondentes à primeira parte, intitulada Freud e as psicologias dinâmicas.