De que modo os fundamentos da sociedade contemporânea refletem-se na formação dos médicos? Qual seria a razão mais profunda da flagrante resistência de estudantes e professores ao ensino de matérias de humanidades nos cursos de Medicina no Brasil, que as contempla em suas diretrizes curriculares? Como alunos e docentes percebem e avaliam a humanização nas relações médicas?
As médicas Izabel Cristina Rios e Lilia Blima Schraiber trazem, neste livro, uma expressiva contribuição para esse debate. Amparadas em autores da Psicanálise, Antropologia, Saúde Coletiva, Filosofia e Sociologia, elas apresentam aqui um estudo de caso aprofundado da comunidade acadêmica de uma escola médica paulista exemplar do cenário usual de ensino-aprendizagem no país. As entrevistas desnudam o modo como a comunidade compreende e abraça ou rejeita a humanização em medicina, revelando conceitos, preconceitos e comportamentos de certo modo já estabelecidos, que têm comprometido as tentativas nessa direção.
Autor deste livro.
Jean Bernard apresenta, em seu instigante livro, um panorama único sobre o passado, o presente e o futuro da medicina e da saúde, combinando aspectos históricos, tecnológicos e bioéticos em sua abordagem. Suas previsões para o futuro da medicina e da saúde humana são embasadas num sólido histórico da medicina que, somado à preocupação ética do autor, faz deste livro uma obra de grande interesse no campo das ciências biológicas e sociais.
Apresenta-se como um trabalho estritamente científico e multidisciplinar. Nove especialistas tratam de aspectos básicos do tema, segundo diferentes perspectivas: a metodológica, a tecnológica, a química, a agronômica e a farmacológica. São também abordados os problemas de controle de qualidade e as questões ambientais envolvidas e o inquestionável alcance social.
Este livro mostra, numa linguagem clara, como a biologia evolutiva surge ao longo dos séculos XIX e XX e apresenta seus principais conceitos, o contexto cultural e social na qual está inserida e as fronteiras atuais da busca do conhecimento sobre a evolução e a diversidade da vida no nosso planeta. Apresenta como a compreensão da biologia evolutiva é importante para desvendar a origem da AIDS, evitar mortes por infecção hospitalar e até entender a razão dos enjôos na gravidez, entre outros.
Inclui classificação, origem, formação, estrutura e importância das Substâncias Húmicas (SH). Mostra ainda como estudos associados às SH são de grande relevância para uma melhor interpretação da biodisponibilidade de espécies químicas nos sistemas aquáticos. "Um dos primeiros estudos sobre substâncias húmicas aquáticas (SHA) foi de Rook (1974), mostrando que o material húmico é um precursor natural de organoclorados formados pela cloração de águas naturais. Este novo livro de Rocha & Rosa sobre a caracterização de SHA e suas interações com metais é uma valiosa contribuição para pesquisadores e estudantes. Os autores apresentam uma clara e bem escrita introdução a respeito da classificação convencional, isolamento, fracionamento e caracterização espectroscópica das SHA. A capacidade de complexação das SHA por metais é discutida com propriedade e estilo auto-exploratório. Um capítulo especial sobre a redução de íons Hg(II) por SHA sugere que o material húmico exerce um importante papel no ciclo do mercúrio, particularmente no Brasil. É recomendado para estudantes iniciantes em química ambiental e cientistas engajados na caracterização de matéria orgânica e suas reações nos sistemas aquáticos." (Peter Burba / Pesquisador Sênior do Institute of Spectroscopy and Applied Spectrometry - ISAS) - Dortmund, Alemanha.
Professores da USP, Isaias Raw e Paulo Lee Ho apresentam a análise de uma das principais questões da biologia celular e da neurologia: o problema da integração. Trata-se aqui de compreender como células com funções diferentes podem se integrar em tecidos e órgãos. Isso significa compreender o mecanismo de comunicação de informação que age no nível da interação celular. Compreensão que permite, também, um exame do funcionamento do sistema imunológico.