DESENVOLVENDO POTENCIALIDADES CORPORATIVAS
Apresenta uma proposta metodológica de formação e de avaliação de trabalhadores que usa o computador dentro de uma perspectiva em que a habilidade de uma organização não é medida pelo que ela sabe, mas pela maneira como ela aprende.
Autor deste livro.
Os principais temas que estiveram em pauta durante o X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação da Unesp, estão presentes nessa obra organizada por Sheila Zambello de Pinho. Assim, o livro trata de questões que foram permearam o evento, na tentativa de compreender como a educação depende fortemente da participação e capacidade dos docentes.
Esta coletânea reúne textos produzidos para dois congressos sobre formação de professores, um paulista e um nacional, realizados em 2011. Os artigos discutem a necessidade e a importância do estabelecimento de uma política orgânica, de caráter nacional, voltada ao aperfeiçoamento dos padrões de qualidade e ao apoio direto à formação de quadros qualificados para o exercício do magistério da educação básica no país.
Obra que apresenta temas como a multidisciplinaridade na formação de educadores, a prática dos professores na construção da cidadania, a promoção de uma escola pública com qualidade e democracia, a produção acadêmica e a construção e a incorporação de saberes "reflexivos" a uma política de formação docente", reunindo diversos trabalhos apresentados no 7º Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores (CEPFE). Trata-se da reunião de 38 artigos, de autoria de educadores, que levam à reflexão da relação entre os níveis de ensino - universitário, médio e fundamental - o repensar histórico desses níveis, a dimensão político-social na formação do educador e o significado da produção de conhecimento voltada para o universo educacional.
A idéia de contestação e rebeldia tem sido comumente associada à juventude como oposição às normas sociais estabelecidas. Neste livro, investiga-se o sentido da rebeldia face ao projeto educacional por meio de narrativas e enredos produzidos com base em relatos de adolescentes. A autora encontra a rebeldia como elemento essencial e fundamental à conduta obediente. Ao lado disso, desvela que os arranjos entre rebeldia e obediência, sempre singulares em cada pessoa, referem-se ao processo de construção da identidade ou da representação que o sujeito tem de si. A rebeldia é, portanto, elemento integrante da construção do que se pode chamar de obediência.
Os textos publicados nesta obra têm como tema central a formação de educadores, abordando problemas da atualidade e sinalizando para as tarefas emergentes que se irão impor ao Estado, à Universidade e aos profissionais do setor nos próximos anos e, em especial, no milênio que se inicia.